Depressão… é frescura?


Não! Decididamente depressão não é frescura.

DepressãoUm mal que tem afetado muitos de nós, amigos, parentes e por vezes não sabemos como nos posicionar, ou o que fazer pra ajudar, um mal que em nossa época está tão presente quanto a Sindrome do Pânico (que relatarei em outra matéria).

Existem duas formas de se dar a depressão, uma endógena (que o próprio corpo da pessoa para de fabricar substâncias necessárias para sensação de bem estar) , e a exógena, onde acontece um fato (uma morte, perda de emprego, ou qualquer acontecimento) que desestabiliza o cérebro em suas funções de fabricação de serotoninas, endorfinas (as mesmas responsáveis pela sensação de bem estar).

Nas duas formas de depressão uma coisa é inevitável…a parada de produção das substâncias que nos fazem ter a sensação de bem estar na vida, no cotidiano. Com a perca do funcionamento normal, a pessoa já apresenta sintomas que em geral começam com pequenos sinais e passam a ficar muito nítidos com a falta de tratamento: falta ou excesso de sono, choro, perca de apatite, apatia, falta de interesse na vida, nos filhos, no trabalho, não querer mais cuidar da aparência, e falas como: “nada mais tem valor”, “eu não consigo nada”, “nada dá certo em minha vida”, “era melhor se eu morresse”… dentre outros sintomas e idéias suicidas. Tratamento é necessário.

Normalmente os portadores da doença são incompreendidos, pois a falta de conhecimento faz com que a família não entenda, não consiga ajudar, ou simplesmente diga “reaja” sendo que a pessoa não tem mais condições em reagir, porém o apoio é fundamental.

É necessário tratamento psicológico (terapia) e dependendo do estágio da doença um tratamento com medicamentos (receitados por um médico) em conjunto com a terapia.
Depressão não é frescura…é doença!

Quaisquer dúvidas em qualquer assunto coloco-me a disposição.

Estarei em breve publicando um livro sobre depressão, para auxílio de portadores e familiares.

Sorte sempre!!!!

15 pensamentos sobre “Depressão… é frescura?

  1. Pingback: Depressão é Frescura?? « encanto

  2. Tenho um amigo que está com depressão, ou melhor estava pois procurou ajuda médica e hj é outro homem, o conheço vai fazer 1 ano e já vejo mudanças em seu comportamento… me sinto feliz pois eu mesma o levei a procurar ajuda antes que fosse tarde demais… obrigada por compartilhar estes dados tão importantes…
    Abraços
    DAnny

  3. bom dia , meu nome é virginia e estou tendo crises horriveis de tremor no carpo , confusao mental, e medo , medo de nao conseguir voltar a uma vida normal, ainda nao procurei psiquiatra mais estou tomando aos uns 5 dias fluoxetina 20mg mais continue tendo crises o devo fazer ?

  4. Olá Virginia,

    Pelo que me parece você está em um início de Crise de Ansiedade (ou mais chamada de SÍndrome do Pânico), tem que procurar o psicólogo e o psiquiatra urgente, a fluoxetina não acho a mais indicada, muito menos tomar por conta. O psicólogo(a) vai descobrir os pensamentos que estão desencadeando isso, e o médico além dos remédios terá que fazer uns exames para avaliar se pode ser algo hormonal.
    Sorte Sempre!
    Se cuide acima de qualquer coisa.

    • Tenho feito terapia com psicologos e nada melhora o panico, que psiquiatra de vo procurarar a qui em Santo andré ou ABC,me ajude estou sofrendo muito, nem trabalhar consigo muito obrigada. sonia

      • Sonia,
        Não conheço ninguém no ABC, conheço no Brooklin, acho que pode também acrescentar as terapias alternativas como florais e reiki, não abandone a terapia nem medicações, mas também tente uma alternativa.
        Sorte!
        Karin Klemm

  5. Fico feliz por ter encontrado neste site uma das coisas que deveriam ser feitas por todas as pessoas que conhecem e sabem o que é a depressão. Eu tive depressão há 5 anos e tive uma recaída a pouquissimo tempo 3 meses. Estou saindo aos poucos. Segunda-feira (28/07/2008) estarei começando minha primeira sessão de psicoterapia. Eu fiz tratamento com florais na primeira vez e desde então estava tomando e sugestionando para outras pessoas também. Desta vez a minha queda foi por causa do término do namoro. Como tenho esse conhecimento a respeito dos florais, mandei fazer uma fórmula para que eu pudesse superar esse baque, para ajudar a esquecer o que eu estava sentindo por essa pessoa. É justamente por isto que estou conseguindo sair aos poucos da depressão. Mas não me considero curado 100%. A própria psicóloga disse assim: “Então você está se auto-medicando!?”. Bom. O único problema que estou vendo agora é que terei de explicar para os meus superiores no trabalho porque não estava vindo trabalhar na parte da manhã durante a semana. Como sou Diretor de uma escola de informática, meus chefes ficam a distância e ligaram para que explicasse sobre isso. Disse que depois diria, pois o local onde atendi o telefone estava cheio de gente. E não quiz expor o problema. Acredito que Deus tenha me guiado até aqui. Muitas coisas boas aconteceram, uma delas foi justamente quando fui num Hipermercado (Bompreço) tentar encontrar um livro “Minutos de Sabedoria”. Entrei numa sessão de livros e como se estivesse sendo guiado passei por várias estantes e vários livros e coloquei minhas mãos em cima de um cujo o título era: “Como curar a depressão”. Aquilo deixou-me surpreso, pois eu senti realmente que foi Deus que fez aquilo por mim. Eu não havia tocado em nenhum outro livro e este mesmo estava fora do lugar. Bom. Espero que dê tudo certo e que outras pessoas possam realmente compreender que Depressão é uma doença sim! E deve ser tratada com muita seriedade.

    Beijos Karin. (Pela foto você é super gata!)

  6. oi karim sou estudante de psicologia…
    gostaria de saber de você oq você pensa resumidamente sobre “depressão não é frescura”.
    muito bom esse espaço aqui na internet…
    é bom poder conversar com alguem assim como voce a tirar duvicas…obrigada

  7. Tenho depressão desde, mais ou menos, 05/2011.
    Muitas pessoas pergunta oque é, como é , oque eu sinto, mais nem tem explicação é uma alma negra que toma o corpo da gente e fas com que voce fique triste uma hora, sorridente na outra, e estressada em outro instante.É inexplicavel.
    Por causa desta doença/frescura, começei a tomar medicamente e ja de inicio peguei 15 dias.
    Quase terminando estes 15 dias, remedio(tarja preta, ‘apraz’) ja nao fazia efeito passei a tomar 2 antes de durmir, e ele mi deu mais 30 dias. Meus amigos começaram a “mular”(enche o saco) e falar que era frescura.1
    Bem, sinceramente pra mim não é frescura e sim pura vagabundagem. Frescura é voce não ir à escola/trablho por causa de uma acne, frescura é voce ter nojo de fazer algo que é normal. Vagabundagem e depressão é uma coisa só. Por conta da depressão que voce sofre, voce não quer fazer tal ativadade pois voce tem “CERTEZA” que irá conseguir ter resultado positivo, ter medo de falhar NOVAMENTE e se ARREPENDER dinovo.

    A casa caiu quando eu voltava do trabalho com onibus (da empresa mesmo), recebi uma ligação para eu nao entrar em casa pois meu ‘pai’ estava prestes a matar eu e minha mãe. Neste dia eu explodi, arranquei uma barra de ferro que tinha guardado peguei o carro da minha mãe com a chave reserva, e eu jurava pra mim mesmo se eu o encontrase, seria uma tragedia, tanto pra ele quanto pra quem ficasse no lado dele. rodei a cidade toda procurando ele e meu tio(que tinha tirado meu pai de casa pra dar uma volta).Mi acalmei e cochilei em casa, ao anoitecer chega 2 tios(tanto parente de pai como o da minha mãe) mi chingando e querendo mi botar pra fora de casa por causa que eu estava nervoso e certo que eu ia matar meu proprio pai. Isto foi o CUMULO. e Juro por mim mesmo, que proxima vez que eu encontra um dos meus 2 tios, não será legal o encontro e espero todos os dias este momento, de esculacha os 2 por ter mi xingando, mal tratado, dando tapa na minha cara sem eu vi aqui no meu quarto. Pergunta pra eles se eles foram na delegacia com minha mãe denuncia meu pai por agressão ? PERGUNTA PRA ESTES 2 E MAIS TODA AS PRIMAS, TIAS, SOBRINHAS E O KARALHO AS 4 SE FORAM JUNTO FAZER O B.O COMO TESTEMUNHA PRA MINHA MÃE ? NÃO FORAM ! POR QUE SÃO TODOS UNS LIXOS ! Bem que meu amigo/vizinho falo, familia é Pai e Mãe se não for apenas voce e mãe ! Vivo sofrendo com meu pai bebendo todo final de semana chegando em casa pensando que tem razão nao sei doque ! Meus tios nao sabe oque ja passei! livrei 3 brigas que meu pai se meteu com traficante e bandidos enfins que tinha o PCC como o tribunal, qm ja ouviu fala na justiça paralela sabe ! É horrivel voce no “radinho” falando com um dos chefes de uma facção falando se vai ou não desculpar seu pai por briga de bobeira. Isto meus tios não souberam. E nem quero que saibam pois só Deus sabe oq fis pra proteger eu de mim mesmo, pois era pra mim ja estar dentro de um caixão por cada coisa que ja passei. Será que é frescura ? Voce se sentir ridicularizado pelo seus proprios parentes ? Frescura receber telefonema de uma prima sua falando que não é pra voce ir na sua casa pois teu pai que mata voce e sua mãe ? É FRESCURA ?

    Sinta na pele , depois venha mi fala. Não tem como descrever a depressão, só voce olhando uma pessoa como EU contando um simples relato (DE VARIOS) de uma fase da vida, na internet num post qualquer, derrubando litro de choro, molhando a camisa de tanta lagrima, ai sim voce vai ver tamanha fraqueza que pessoas como eu sofremos todos os dias..!

    • Estou desconfiada que não leu o texto… DEPRESSÃO É DOENÇA… entendeu.
      Fico pasma como uma raça pode destruir e não compreender a própria raça, os seres humanos destroem seus semelhantes e o mundo está ficando o que você descreveu.
      Releia o texto e se está com depressão tem que fazer terapia sim… e se necessário remédios até melhorar.
      Tive depressão das mais terríveis, por isso querido…leia o texto primeiro, não é frescura, é perigosa e precisa tratar.
      KK

  8. Sei de um remedio excelente contra essa tal depressão. Uma dose diária de 40 minutos de vídeos sobre mutilados de guerra, famílias que vivem com um saco de feijão por semana ou crianças abandonadas pelos pais. Pessoas que têm motivos de sobra pra serem deprimidas, mas que por incrível que pareça, estão ali, sorrindo pra vida. E o mais notável de tudo, é que essa turma da depressão geralmente não tem nenhum problema além daqueles normais que todos temos. Podem verificar que o perfil é uma combinação infalível de carência + frustração que acometem uma pessoa mimada.

    • Achei sua resposta ridícula e indevida, e vou deixar aqui, se a depressão é a falta de um hormônio ele é física, melhor se informar melhor com a Discovery, televisão, e estudar um pouco antes de falar tanta besteira.
      E pela forma que vê o mundo e acha que se ver mais desgraça adianta alguma coisa, talvez esse seu conselho leve pessoas ao suicídio… ai não sei qual sua religião, depois você se responsabiliza pelos que morrerem por estarem doentes.
      Pelo jeito de chamar atenção veja se o carente e frustrado não é você mesmo.
      Não demosntra nenhum respeito ao próximo.
      KK

Deixe um comentário

