Controlando as emoções


images3.jpg    Desde que nascemos temos uma dura tarefa, a de saber o que realmente estamos sentindo.

Quando pequenos a mãe que nos diz, está com frio, está com fome, está com calor, está com frescura. Depois vamos crescendo, os meninos culturalmente lhes é dito,  “homem não chora, tem que ser firme, já para as meninas as emoções ficam mais abertas e explícitas, mulher “pode” chorar.

Com todas essas normas do que se pode sentir e do que não se pode sentir, chega-se a fase adulta, e tenho reparado em maioria que muitas vezes a pessoa está “bufando” e não sabe o que está sentindo.

Vem as perguntas, você está triste? a resposta é – Não sei, tá com raiva? tá magoado (a), cansado (a), estressado(a), nossa… As próprias pessoas atualmente não sabem o que estão sentindo, e isso é de extrema importancia para o controle de emoções negativas ou prejudiciais, que podem estar sendo alimentadas sem que esteja sendo percebido.

Por que é importante saber se estamos tristes, com raiva ou os dois juntos? Porque saberemos no momento certo, abreviar essa emoção, e aos poucos ir trabalhando os motivos que geraram o turbilhão, o quanto antes, respirar, racionalizar e descartar, para previnir que isso não venha nos trazer maus físicos, traumas, ódios, aversões.

Formula básica: o que estou sentindo? (pare pra pensar) + que sinto em meu corpo?= a raiva. Sabemos que certas emoções desencadeiam doenças sérias.

Perceba o que suas emoções significam, reavalie e é tão necessário remoer e trazer para dentro de si uma série de sensações e sentimentos que podem lhe fazer mal.

Se for algo difícil, uma mágoa complicada, de anos atrás, vá deixando de lado, pensando que muitas vezes nos fizeram mal porque de certa forma permitimos, ou por que derrepente fizeram o melhor que puderam, não mensurando traumas (comum em traumas familiares), liberte-se.

Viva bem e entenda que tudo é uma fase passageira, e que vale a pena deixar os sentimentos que prejudicam passarem também.

Liberte-se, viva o hoje, compreenda o que passou.

Se está passando uma fase ruim, contenha seu stress, diminua a intensidades das raivas, mágoas, rancores…deixem passar e ir embora.

A construção do seu interior, da sua saúde depende de você.

Boa sorte sempre!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s