Anorexia Nervosa, Disturbio Alimentar


anorexia.jpg    Estamos em dias que se deram conta do quanto as exigências de corpos perfeitos estão gritantes, mas não “corpos perfeitos”, mas sim “corpos magros demais”.

O que as mulheres tem de mais bonito? Pense… resposta – As curvas, é o que nos diferênciam. Tanta exigência para o culto ao corpo esquelético

O Brasil é um pais de diversidades anatômicas, somos uma mistura do mundo (europeus, asiáticos, índios), não temos um padrão de beleza definido, deveríamos nos preocupar em simplesmente entender que as diferenças são as belezas do universo, baixas(o), magras, gordinhas, loiras, morenas, negras, branquinhas.

Ficar magro é bom pra saúde, mas nem tanto, por que então deveríamos não valorizar quem possui umas curvas a mais?

Fiquei preocupada com as pesquisas e até reportagens de péssima qualidade na TV, por isso estarei apontando os padrões psicológicos que podem diagnosticar a anorexia nervosa.

A) Recusa em manter o peso no mínimo normal, adequado para idade  e altura, ou acima deste. Por exemplo, perda de peso levando à manutenção do peso corporal num nível menor que 85% do esperado; ou feacasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor do que 85% do esperado.

B) Medo intenso do ganho de peso ou de se tornar gordo, mesmo com peso inferior.

C) Perturbação no modo de vivenciar o peso corporal, tamanho ou forma. Por exemplo, a pessoa reclama que se “sente gorda” ou acredita que uma área do corpo está “muito gorda” mesmo quando obviamente tem peso inferior ao desejável. O peso ou formato corporal exercem influência indevida na auto-avaliação ou há negação da seriedade do baixo peso corrente.

D) Nas mulheres pós-menarca, amenorréia (falta de menstruação), ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos, quando é esperado ocorrer o contrário.

Parte do livro Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, autor Bernard Rangé (Org.) 

Apesar de ser um livro bem técnico voltado à psicólogos achei bem descrito os sintomas de portadores de Anorexia, esse livro está desntro dos padrões médicos e psicológicos, ou seja, se estiver com sintomas acima, se estão lhe dizendo que está magra demais (acredite) cuide-se, vá ao médico, ao terapêuta, sua vida é única, você é um ser único.

Aceite você com seus defeitos e qualidades, não deixe te cobrarem o que não condiz com o que realmente pensa.

Seja feliz com ou sem estrias, gordurinhas localizadas… elas fazem parte da vida e da nossa “mistura”.

Ser feliz e gostar de si não tem preço, o que mais importa é sua saúde, não corra riscos desnecessários.

Seja apenas você….

Sorte sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s