Stress parte I


stress.jpg    Cansaço? As vezes é pouco pra descrever o que sentimos depois de um dia de trabalho, muito trânsito, muitas metas, obrigações, prazos, preocupações.

Convivemos a todo momento com dois tipos de stress, o eustress (que chamaria vulgarmente de quebra rotina), coisas que acontecem em nossas vidas que apensar de disparar em nós diversas emoções, não nos fazem mal, sentimentos os quais convivemos bem.

Já o Distress é o stress ruim (ou tensão negativa).

O Stress todos nós produzimos, lembre-se de algum prêmio que ganhou, situação que seu coração bateu mais rápido, seus musculos se tensionaram, você enrubesceu e se sentiu mais quente no rosto e nas orelhas em especial.

Essas reações no stress positivo são iguais no stress negativo, por exemplo, quando você escuta um barulho que te assusta, imediatamente fica-se tenso.

Uma pessoa entrar na sala sem avisar, você pode tomar um susto e dar risada, ou tomar um susto e ter uma reação de tensão e medo. As experiãncias se são boas ou más, depende de como você as interpreta.

Duas pessoas reagem diferentes a uma mesma situação, são formas de ver o mundo diferentes.

Alguns olham o perigo de uma escalada como desafio e seus corpos sofrem ações de stress, mas suas mentes não acham no perigo angustiante, outras acham isso muito amedrontante.

As pessoas em geral preferem medir o risco que correm, sendo assim pegar um trânsito em avenidas lotadas não são prazerosas, mas sim redobram suas atenções e se tensionam, riscos de batidas, assaltos e outos. 

Os acontecimentos diários estão aí o tempo todo, mas devemos perceber o como reagimos a ele, se estiver muito tenso, perceba e tente não ficar tão tenso (a) o tempo todo, isso pode trazer riscos para saúde.

Primeira tarefa e verificar o quanto se estressa em seu cotidiano, em seu trabalho, em sua casa.

Pense e perceba em você, faça perguntas a você.

-Estou me contraindo demais?

-Estou irritado(a) demais?

-Sinto dores?

– Preciso estar tão tenso assim?

-Posso tentar levar essa situação mais tranquila sem estar descarregando em meu corpo tanta tensão?

– Estou conseguindo relaxar em casa?

– Estou dormindo mal?

Nessa primeira etapa perceba suas emoções, sei que muitos nem dão mais importâncias a elas, mas suas emoções são a base de sua qualidade de vida e de sua saúde.

Perceba-se…

Estarei detalhando o assunto stress ao decorrer da semana, dúvidas podem ser postadas.

Sorte sempre!

Karin

3 pensamentos sobre “Stress parte I

  1. Porque eu vivo estressada?
    Sinto dores no corpo, peso nas costas, dores de cabeça, desanimo diário, insônia, bocejo o dia inteiro, tudo e todos me irritam, as vezes quero morrer, as vezes nem quero acordar.Ouço as vezes até vozes do além.
    O que faço?
    Estou a ponto de enlouquecer!!!!
    Me ajude!
    Já fiz tratamento psquiatrico, porém a psquiatra era masi estúpida do que eu em minhas crise, tive problema de suicídio na família, morte, decepção amorosa, brigas familiares, assassinatos, em fim.
    Uma lista enorme que pode ter acarretado em tudo que sinto,penso e sofro hoje!
    Espero que você possa ao menos me indicar alguma coisa que faça com que esse eu de dentro de mim(podre),saia, ou cure, sem remédios, pois não quero viver dependendo deles.
    Já fui medicada com vários remédios fortes, que até era perigoso dirigir, hoje não os utilizo mais, mas mesmo assim ainda tenho todos esses sintomas.A última psquiatra disse que eu poderia ter esquizofrenia.Não sei se realmente é isso,pois ela era estúpida, e disse a ela, e ela simplesmente disse:
    Vá procurar outro médico então filhinha!
    O que eu posso ter afinal?
    Obrigada!
    17/12/2006

  2. Eu sou muito magro desde que eu nasci, minhas orelhas são muito grande e meu gogo é muito saltado. Já tive todos os tipos de apelidos, feijoada, prego, vara pau, louva deus, e outros. Não aguento mais ser zuado, ultimamente não quero mais nem sair de casa, minha mãe fala que estou com depressão. Será? Uma vez fiquei com uma menina, eu ia vê-la todo dia na faculdade, saia do serviço as 16hs e esperava ela até 19:30 soh para poder estar do seu lado, no começo ela me tratava super bem, até que um dia do nada ela terminou comigo por email, acreditam, por email!!! Onde já se viu isso, acho que ela é louca, daí uma vez fomos para o sitio com o pessoal da faculdade dela, todo mundo se divertindo feliz na piscina, eu não entrei porque estava com vergonha de por a sunga, porque sou mto magro, então comecei a beber, fiquei um pouco bebado e comecei a chamar ela de véio, ela ficou tão brava que me trancou no quarto e passou pimenta na minha boca qdo eu dormir, a noite ela queria jogar minhas coisas fora, só porque eu tinha levado minhas roupas em uma sacola de super mercado. Resumindo depois de toda essa situação estou com uma depressão profunda!!! O que devo fazer??? 😦

  3. Tintin,
    Aprenda a gostar de você acima de qualquer coisa, precisa se aceitar e se achar bonito, você é único nesse mundo, e todos somos diferentes.
    Se gostar de você todos gostarão, faça uma terapia para sair da depressão e na terapia sei que saberá o caminho de ser feliz como você é.
    Valorize-se.
    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

Deixe um comentário

