Sentimentos geram doenças?


SentimentosAo longo desses anos pude estar em contato com várias literaturas, umas de auto-ajuda, outras mais científicas.

Vi em muitos casos que pessoas que possuíam certo padrão de sentimentos (pensamento) ou estavam dentro de alguma situação conflitante, acabavam por desenvolver doenças.

Busquei saber mais em psicossomática, e autoras memoráveis com Louise Hay, com obras fantásticas sobre sentimentos e doenças.

Somos responsáveis por nossos corpo em por tudo que ocorre nele (em geral temos a idéia disso, mas não a certeza), nossos pensamentos, principalmente os mais negativos, como tristeza, raiva. medo, ódio, baixa auto-estima, desvalor próprio, rejeição, vontade de fugir (dentre outros), em geral originam um estado de falta de perdão, consigo ou o outro.

Esse estado desencadeia em nosso cérebro uma série de substâncias que acabam desestabilizando alguma parte do nosso corpo, gerando doenças, por vezes algumas bem graves.

O segredo para uma vida com melhor saúde é sempre, perdoar e saber que ninguém é perfeito, e valorizar-se muito, afinal se você não der valor a você, ninguém te valorizá-la. Ame seus defeitos, suas qualidades pensando sempre em melhorar seus pontos a desenvolver.

Cuidado com os sentimentos que vê que não são bons para você, perceba e veja o que pode mudar para não lhe fazer mal.

Segue uma tabela com algumas doenças e os sentimentos que as desencadeiam.

  • Amigdalite : Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
  • Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
  • Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
  • Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
  • Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
  • Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.
  • Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
  • Colesterol: medo de aceitar alegria.
  • Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
  • Diabetes: Tristeza profunda ( vida sem docura).
  • Diarréia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim).
  • Dor de cabeça: Autocrítica, falta de auto valorização.
  • Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
  • Frigidez: Medo. Negação do prazer.
  • Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação, idéias mal digeridas.
  • Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
  • Insônia: Medo, culpa.
  • Labirintite: Medo de não estar no controle.
  • Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
  • Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
  • Pele (acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
  • Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
  • Pressão Alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido.
  • Prisão de Ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
  • Pulmões: Medo de absorver a vida.
  • Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
  • Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas.
  • Reumatismo: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
  • Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguissão.
  • Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
  • Ronco: Teimosia, apego ao passado.
  • Sinusite: Irritação com pessoas próximas.
  • Tireóide: Humilhação.
  • Úlceras: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
  • Varizes: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Interessante?

Atenção com seus sentimentos, principalmente o que esconde dentro de você mesmo.

Boa sorte sempre!!!

44 pensamentos sobre “Sentimentos geram doenças?

  1. Olá Karin,

    Também sou psicóloga e gostei muito do texto e principalmente da associação sentimentos X doenças… Poderia me indicar a literatura que usou? Gostaria de me aprofundar na leitura. Grata.

    • ola!gosto muito de ler suas materias,todas suas pesquisas estao de acordo com a biblia que diz :qualquer passo dado fora do amor he pecado…a biblia toda nos encina a nos livrarmos desses sentimentos e andar em alegria,pois diz:a alegria do senhor he a nossa força…com alegria tirareis aguas das fontes da via…DEUS em sua sabedoria e seu amor nos instrui no caminho em que devemos andar,para andarmos em saude divina livre destes males.Ela he o manual do fabricante para o homen comer o melhor desta terra.ela diz:sede transformados pela renovaçao da vossa mente para provardes a boa,agradavel e perfeita vontade de DEUS…eu sujiro,pegue uma concordancia biblica exaustiva e procurea respeito de tudo isto e vc vai se surpriender.

      • Marcelo,

        Estudei a bíblia por 23 anos e fui professora das escolas dominicais, sei muito sobre ela, mas depois vi que existem muitos conhecimento que unindo com o que está lá, ajuda pessoas a sairem de morte em vida.
        Procure ampliar seus conhecimentos que verá que tudo será mais claro.
        Luz!

  2. Olá

    Legal mais uma amiga de profissão estudando esse assunto.

    Eu tenho livros e matérias, mas os livros que iniciei a leitura foram os da autora Louise Hay.

    Livros como “Cure seu corpo” e o “Você pode curar sua vida”, são muito bons.

    O da Cristina Cairo também fala a respeito, mas não terminei de ler todo.

    Bons estudos.

    O que precisar conte comigo e se achar algo me avise.

    Sorte sempre!

    Karin Klemm

  3. Olá

    De acordo com louise Hay, Dentes significam decisões. Problemas com os dentes: Indecisão duradoura. Incapacidade de dividir as idéias para analisá-las e tomar decisões.
    Boca representa absorver novas idéias de nutrição, problemas na boca: opniões estabelecidas. Mente fechada. Incapacidade de lidar com novas idéias.
    Ela explica que o importante é mudar os pensamentos como por ex: Dou boas vindas a novas idéias e novos conceitos.

    Sorte sempre!!!

  4. Oi,
    boa tarde,

    sou estudante de turismo e estou precisando de materiais sobre perfeccionismo e pessoas perfeccionistas.

    Será que vocês teriam algo?

    Grata!

  5. Olá,

    Livros relacionados medo e doenças relacionadas a ele, gosto do da Louise Hay, um dos melhores.
    Como “Você pode curar sua vida” ele trabalha questões de auto-estima e medo.

    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

  6. Olá Telma,

    Pelo que já estudei problemas gástricos (gastrites, úlceras gástricas, dores de estômago, etc) a origem emocional vem de “idéias mal digeridas” ,ou seja, idéias que teríamos gostado de expor, dizer e não falamos. Toda energia se concentra no estômago (e como no refluxo digamos que “tenta sair”, veja qual idéias tem em você que não estão bem digeridas. Um conselho básico é enquanto não resolver o problema (médico) dormir com o travesseiro um pouco mais alto que o habitual, para que de noite o refluxo não suba demais.

    Sorte Sempre
    Karin Klemm

  7. Karin
    Estou lendo o livro da Louise Hay e esta me ajudando muito.
    Adorei o seu site e gostaria de agradecer pela sua resposta.Muito obrigada e sorte para todos nos!
    Telma Azevedo

  8. Olá Patrícia,

    Em geral o sentimento que causa problema na tireóide está ligado a sentir-se humilhado (por qualquer situação), como um sentimento de “nunca consigo fazer o que quero”. Vá além das suas limitações, se expresse e seja criativa.
    Quanto a endometriose está ligada a insegurança, desapontamentos e frustrações afetivas. Mude seus pensamentos para : Sou poderosa e atraente, é maravilhoso ser mulher, me amo e me sinto realizada.
    Mudando os padrões de pensamento o sentimento muda e você se cura.

    Sorte sempre!
    Karin Klemm

  9. Karin – parabéns pelo site – havia recebido e mail com um material parecido com o seu e resolvi pesquisar cheguei aqui.

    Gostaria de perguntar-lhe sobre a congestão emocional, o que é, o que vc me indica. Nunca tive isso e agora com 34 anos me deu Rinite Alérgica e tá me matando, realmente fecha todas com as demais características elencadas.

    Obrigado

  10. Olá Herófilo,

    No geral para a Rinite seja desencadeada, são por emoções como: Culpa, Sentir-se perseguido (pode ser por chefe etc…), pressão por datas (coisas que podem estar te pressionando),ou uma “congestão emocional). Irritabilidade com pessoas próximas tb!
    Pense no que pode dessas alternativas estar te afetando e procure melhorar as emoções, junto com um tratamento médico.

    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

  11. Oi Karen, tenho uma dúvida que é referente a infecção urinária. Tenho sempre está doença e se não tomo medicamentos é insuportável. Que sentimento está relacionado com isso ? Onde posso buscar ajuda.
    Um abraço.
    Inês

  12. Não sei o que sinto mas tenho uma vontade enorme de cortar meuspulsos. tenho vontade de matar uma garota que so me fez mau em todos os centidos: amor, amizade,etc
    mas o pior é que mal consigo dorir as vezes esqueso das cousas. tenho uma raiva dela enorme.
    ela tambem fica me tirando, acha que eu tenho medo dela, mas quanto mais ela faz isso a minha raiva tambem aumenta!

  13. Olá Inês,

    As infecções estão ligadas a irritação, aborrecimento e raiva (mudar o pensamento e repetir: Escolho ser pacífica e harmonioza).
    A infecção urinária em si, está ligado a estar brava com sexo oposto (diga sempre que você se ama e se aprova).
    Livro da Louise Hay, “Você pode curar sua vida.”, um dos que estou indicando na lateral do site, vale a pena conferir.
    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

  14. Olá Mariana,

    Mude já esses pensamentos (pensar em cortar os pulsos por causa de outra pessoa ou situação, você só tem essa vida, nesse corpo, nesse momento), se não conseguir busque ajuda, isso lhe fará muito mal.
    Busque gostar de você acima de qualquer coisa, gostando de você nada nem ninguém atingirá suas emoções que poderá lhe trazer muitos males.
    Procure você dentro de você mesma, suas qualidades, não se foque nas coisas ruins e sempre troque os maus pensamentos por bons pensamentos.

    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

  15. Olá Karin,

    Adorei seu blog,vou iniciar o curso de psicologia,sou apaixonada por entender o comportamento humano e poder ajudar através deste,pessoas que não conseguem lindar os problemas da vida.Essa profissão é um dom de DEUS,e mesmo sem conhece-la estarei orando por vc,que dedica com amor e carinho as pessoas que necessitam dessa luz.Beijos

  16. Olá Karin,

    Parabéns pelo seu Blog.
    É incrível a Lei da Atração, não é?
    Acabei de ler o livro da Você Pode Curar sua Vida da Louise, e ao dar uma busca na net para ver outros trabalhos dela, conheci seu Blog.
    Sinceramente esse é um dos melhores livros que já li, me fez muito bem, clareou muitas coisas.
    Faço Terapia e Acupuntura há um tempo, e acho que o legal é entender a vida, e ver o quanto ela é maravilhosa.
    Temos um Pai MAGNÍFICO que está ao nosso lado sempre, e quer apenas que sejamos o melhor de nós.

    Muita paz, amor, alegria e sucesso para você.

    Eliana

  17. Karin, será que algum advogado pegaria uma causa trabalhista baseada nesses estudos? É que eu saí da firma onde trabalhava e pior que não tenho mais coragem de voltar a trabalhar. (contabilidade), porque percebi que adquiri doenças que, com certeza foram provocadas por situações constante de humilhações, que alterou a minha tireóide e endometrióse, fora dores de cabeça, alteração de pressão. Agradeço se me enviar uma resposta.

  18. Olá Thelma,
    Dependendo do que sofreu lá, pode ser descrito como assédio moral, consulte sim um advogado.
    Esses tipos de humilhações valadas que acontecem tem que parar, e as pessoas que sofrem essas humilhações tem que reclamar, senão elas sempre existirão.
    Sorte Sempre!
    Karin Klemm

  19. olá! estou tendo climatério precoce, aos 36 anos. creio na somatização e penso que alguma emoção está me causando este problema. o que poderia ser?

  20. Olá, muito bacana sua página, me interesso muito por esses estudos, mas tem horas em q a gente não consegue achar respostas. Estou com uma dor insuportável na coluna lombar sem explicação, o nervo ciático repuxa tudo e é horrível. Pra piorar, uma infecção urinária q está demorando muito para curar! nenhum médico resolve. Estou numa fase de dúvidas qto às decisões a tomar para q minha vida entre nos “eixos”, mas não consigo me definir! Obrigada desde já!

  21. Olá,tenho 37 anos tenho grandes feridas na pele
    [corpo todo]faço exames,biópsias e não da nada
    os médicos dizem q é do emocional.
    Mas não dão nem uma solução de como eu posso
    estar me ajudando…
    Hoje tenho vergonha do meu corpo,procuro não sair de casa,qdo saio estou sempre coberta com roupas isso faz com que meu auto-estima caia mais ainda.Por favor se vc puder me ajudar,fico muito agradecida.Estou esperando ansiosa por sua resposta!OBRIGADA!

  22. olá, td bem?

    acabo de conhecer o seu site e li bastante sobre sentimentos q causam doenças (texto “Previna-se de alergias”). confesso que estou muito preocupada há tempos.. e ler aqui a respeito, nesse tom, me deixou ainda mais em desespero. por favor, veja se pode me ajudar de alguma forma, porque não consigo controlar mais meus pensamentos.

    me encaixo em praticamente todos os itens daquela lista e, portanto, sujeita a TODAS as doenças. ultimamente (de uns 2 anos pra cá) tem piorado gradativamente e sinto que é um caminho sem volta. tenho medo de acordar pela manhã e ter que viver mais um dia. me sinto inferior a todo ser vivo que conheço por conta sei lá, da baixa auto-estima que tenho há tanto tempo que me vejo criança quando começo a ‘puxar o fio’. me cobro todos os dias uma decisão, uma ação em direção ao que eu quero e sinto na alma que preciso fazer.. mas tudo que consigo é chorar mais um dia, pensar e pensar em tanta coisa ruim ao mesmo tempo.. e tentar reverter.. nao conseguir.. ser devorada por mais pensamentos e mais ondas de odio e raiva, magoa, frustração, desesperança, medo, tristeza profunda. sinto dores em cada centimetro do meu c orpo. ha dias em que nao quero ver o sol, nao abro janelas. me auto-saboto o tempo todo porque sinto que nao sou capaz de nada, tudo que tentei minha vida inteira em direção aos meus objetivos deram em nada. em perda atras de perda e humilhaçao. meus sonhos so existem em papeis e agendas velhas guardadas. sinto uma saudade de mim, de quem eu sei que sou, lá no meu intimo eu sinto na pele e na alma o que é SER EU. mas eu estou tao longe!! tao longe de ter forças pra lutar contra essa espiral. será que é só isso? perdoar e pronto.. tudo vai passar? estou tentando.. já li ‘o segredo’, assisti o filme ‘quem somos nós’.. mas o que faço se não tenho mais controle sobre a minha cabeça?? Tenho mudar a linha de pensamento, mas sou arrastada de volta sem perceber.. quando vejo já estou de novo na espiral. Isso acontece o dia todo, a todo instante, há anos. Neurofeedback pode ser uma alternativa??.. Psicoterapia e medicação associados?

  23. Olá, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber o que significa ter um filho com má formação na orelha, uma parte da hélice é fechada, é um pequeno defeito mas, está mexendo com minha mente. Amo meu filho, me sinto culpada, ele não merecia isso.

    • Eliene,
      Não pode se sentir culpada por algo que não tem controle algum, isso ele pode com o tempo arrumar e tudo ficará bem. Nada é perfeito nesse planeta, tudo é mutável e impermanente.
      Faça o melhor por ele, e depois cirurgia reparadora, tudo fica bem, não se culpe, pode te dar problemas e aí ele também não fica bem.
      Sorte!
      KK

  24. Muito obrigada. Eu tinha feito uma pergunta a Deus e a resposta veio através de suas palavras. Não tem preço o que vc fez por mim, só posso desejar que o Senhor Jesus te abençoe ricamente.

  25. Olá! Excelente matéria! Pretendo ser psicóloga em breve, contudo antes farei pedagogia. Li esta semana, com a indicação do meu pai, “Como atrair dinheiro” de Joseph Murphy, que é sobre o poder da mente e fala exatamente sobre mudar o pensamento para mudar o sentimento e enfim mudar a ação, que no caso do livro é atrair riqueza e da sua matéria é obter a cura. Por causa da leitura desse livro que resolvi pesquisar sobre os sentimentos que causam doenças e parei no seu site. Bjo e sucesso! Deus t abençoe ricamente!

  26. Olá, amei o site! Sou estudante de psicologia, gosto muito de descobrir o que o sentimento influencia na nossa saúde, é a área que eu mais gosto. Achei o seu site através de uma pesquisa que eu estava fazendo sobre a causa do cancer. Gostaria de saber se você sabe alguma coisa sobre a Rosácia! Muito obrigada! Thaís.

  27. oii adorei esse seu texto, mas mana tenho uma grande dúvida é que eu sofro de sídrome de bordeline, bom sei que isso faz mal pra mim mas, eu me sinto muito bem depois de cortar meus pulsos,eu faço isso por sofrimentos amorosos e por grandes problemas em minha família… eu sou apenas uma menina, tenho 14 anos ainda, mas eu fico bastante triste com os acontecimentos ao meu redor, e penso que chorar não é o bastante e tenho que descontar em mim mesma , eu já tentei parar, mas toda vez acontece algo que me atinge e meche com meus sentimentos daí eu volto a me cortar, e em casa eu escondo minhas cicatrizes da minha familía, e não comento o assunto entre meus amigos, acho que isso é uma privacidade minha, mas tenho medo de que um dia quando eu crescer, eu possa ser uma mulher com doenças psicológicas! Eu preciso da sua ajuda, quero saber como parar definivamente? pegue meu e-mail: vivi.ljb@gmail.com!! preciso urgentemente de conselhos. Obrigada, espero sua resposta …

  28. Pelo amor. Me deixa profundamente revoltado ver alguém que atende por psicóloga difundindo esse tipo de pensamento ignorante, supersticioso e medieval. Hepatite causada por medo e raiva? E os vírus, entram onde nisso? Existe, claro, algum grau de psicossomatização, mas essa tabela é nada menos que absurda. Mais do que crendice, isso é um pensamento danoso, pq culpa o paciente pela doença. Espero francamente que dentro da psicologia essa tendência seja marginal, pq se mais psicólogos pensarem como vc, eu perderei completamente meu respeito por toda a classe de profissionais.

  29. Pingback: Como diagnosticar uma doença psicossomática?

Deixe um comentário